• Página Principal

Iridectomia (Laser)

A iridectomia a laser é uma perfuração na periferia da íris que tem como objetivo permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior.

É realizada com anestesia tópica, com auxílio de uma lente especial que se apoia sobre a córnea. É um procedimento rápido, indolor, executado com laser de YAG ou de argônio.

Um colírio anti-inflamatório é prescrito para ser usado por alguns dias. As complicações são geralmente mínimas e auto-limitadas.

• Cirurgia de Catarata. Quando operar?

Até alguns anos atrás, que não são muitos, a indicação de uma cirurgia de catarata era somente após que a visão ficasse bem baixa. Era meio que uma conversão de visão menor que 30% e estaria indicado a cirurgia. Isso devido à técnica cirúrgica e o risco de complicações que poderiam existir. Com a evolução dos estudos, da tecnologia, foi-se melhorando o procedimento cirúrgico e com o advento da Facoemulsificação a indicação da cirurgia é cada vez mais precoce, ou seja, os níveis de complicações caíram muito. Hoje pode-se recuperar visões mais precocemente, reabilitando, por exemplo, motoristas, arquitetos, médicos, pilotos, desenhistas, costureiras, etc, que ficariam inabilitados mais cedo pelo seu nível de necessidade da visão, com o aparecimento da catarata. Claro, cirurgia é cirurgia, porém a facoemulsificação reduziu muito o índice de complicações. Uma cirurgia segura, aberturas nos olhos cada vez menores, lentes intra-oculares dobráveis cada vez sendo aplicadas em incisões menores, nos possibilita uma expectativa de cura da catarata cada vez mais cedo.
    Dr. Guy Soares De Sordi

facoemulsificacaoAté alguns anos atrás, que não são muitos, a indicação de uma cirurgia de catarata era somente após que a visão ficasse bem baixa. Era meio que uma conversão de visão menor que 30% e estaria indicado a cirurgia. Isso devido à técnica cirúrgica e o risco de complicações que poderiam existir.

• Bom Humor é Tudo

bom_humor_e_tudoComo é mostrado no filme Patch Adams (baseado em história real) o bom humor conquista as pessoas e melhora a vida dos pacientes. Não há dúvidas de que o bom humor é responsável por ganhos incalculáveis, facilita a vida e atrai novas oportunidades. De acordo com muitos estudos o ser humano é movido por aquilo que pensa, isso é o que promove as sensações em seu corpo. Aquilo que está no pensamento o corpo entende como vontade, fatores genéticos e o meio ambiente também influem no humor.
  • Como é o pós-operatório da catarata?

Embora a recuperação da visão seja quase imediata, a cicatrização completa pode demorar cerca de 6 a 8 semanas. No pós-operatório o doente deve seguir à risca as indicações do médico:
    Seguir cuidadosamente a medicação prescrita;
    Levar uma vida calma e evitar esforços grandes;
    Evitar movimentos bruscos com a cabeça, na 1ª semana a seguir à operação;
    Usar óculos de sol;
    Evitar dormir de barriga para baixo nos primeiros dias após a cirurgia;
    O doente pode ver televisão.
    Seguir cuidadosamente a medicação prescrita;
    Levar uma vida calma e evitar esforços grandes;
    Evitar movimentos bruscos com a cabeça, na 1ª semana a seguir à operação;
    Usar óculos de sol;
    Evitar dormir de barriga para baixo nos primeiros dias após a cirurgia;
    O doente pode ver televisão.