Ceratoscopia Computadorizada

Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

A ceratoscopia computadorizada é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea.

No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais frequência, dependendo de cada caso.

• Feliz dia dos namorados!

dia dos_namorados_olho
  • Introdução ao canal de cuidados com a visão

• Cirurgia de Catarata. Quando operar?

Até alguns anos atrás, que não são muitos, a indicação de uma cirurgia de catarata era somente após que a visão ficasse bem baixa. Era meio que uma conversão de visão menor que 30% e estaria indicado a cirurgia. Isso devido à técnica cirúrgica e o risco de complicações que poderiam existir. Com a evolução dos estudos, da tecnologia, foi-se melhorando o procedimento cirúrgico e com o advento da Facoemulsificação a indicação da cirurgia é cada vez mais precoce, ou seja, os níveis de complicações caíram muito. Hoje pode-se recuperar visões mais precocemente, reabilitando, por exemplo, motoristas, arquitetos, médicos, pilotos, desenhistas, costureiras, etc, que ficariam inabilitados mais cedo pelo seu nível de necessidade da visão, com o aparecimento da catarata. Claro, cirurgia é cirurgia, porém a facoemulsificação reduziu muito o índice de complicações. Uma cirurgia segura, aberturas nos olhos cada vez menores, lentes intra-oculares dobráveis cada vez sendo aplicadas em incisões menores, nos possibilita uma expectativa de cura da catarata cada vez mais cedo.
    Dr. Guy Soares De Sordi

facoemulsificacaoAté alguns anos atrás, que não são muitos, a indicação de uma cirurgia de catarata era somente após que a visão ficasse bem baixa. Era meio que uma conversão de visão menor que 30% e estaria indicado a cirurgia. Isso devido à técnica cirúrgica e o risco de complicações que poderiam existir.