logo olho site

Ceratoscopia Computadorizada

Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

A ceratoscopia computadorizada é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea.

No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais frequência, dependendo de cada caso.

Confira também

  • Retinogragia Fluorescente

    Trata-se da realização de fotografias da retina (fundo de olho) com a necessidade de injeção de contraste intra-venoso (fluoresceina sódica – não contém iodo) e dilatação da pupila com colírios. Mesmo sendo um exame invasivo, pois necessita de injetar medicamentos intra-venosos, possui uma margem de segurança satisfatória, sendo raras as reações adversas, porém poderão ocorrer reações alérgicas.

    Sempre haverá um periodo de eliminação do contraste através da urina que ficará de coloração amarela escura por 12 a 24horas. A pele também adquire uma tonalidade amarelada durante o periodo de eliminação.

    É utilizado para avaliar a circulação retiniana e modificações anatômicas da retina.

  • Regulamentação da Optometria não-médica

    Acaba de ser votado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 2.783/2003, do Deputado Mário Assad Júnior, que pretendia regulamentar a Optometria não-médica no Brasil. Resultado da votação: Pela REJEIÇÃO do PL nº 2.783/2003
    Vencemos mais uma importante batalha!!!

    optometriaAcaba de ser votado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 2.783/2003, do Deputado Mário Assad Júnior, que pretendia regulamentar a Optometria não-médica no Brasil.

  • Capsulotomia (Yag Laser)

    Exame de extrema utilidade no tratamento das opacificações capsulares posteriores após cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular.

    É usado para fazer a abertura da cápsula opaca sem necessidade de uma nova intervenção cirúrgica. É também muito útil no tratamento dos glaucomas de ângulo fechado e hemorragias pré-retinianas.