logo olho site

Ceratoscopia Computadorizada

Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

A ceratoscopia computadorizada é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea.

No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais frequência, dependendo de cada caso.

Confira também

  • Regulamentação da Optometria não-médica

    Acaba de ser votado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 2.783/2003, do Deputado Mário Assad Júnior, que pretendia regulamentar a Optometria não-médica no Brasil. Resultado da votação: Pela REJEIÇÃO do PL nº 2.783/2003
    Vencemos mais uma importante batalha!!!

    optometriaAcaba de ser votado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 2.783/2003, do Deputado Mário Assad Júnior, que pretendia regulamentar a Optometria não-médica no Brasil.

  • Dia do Médico 2016

    18 de outubro, dia do Médico

    #Homenagem #OlhoClínica #DiadoMédico #Gratidão

    Dia do Médico 2016

  • Diabetes e a visão

    Diabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão. O tratamento adequado do diabetes, (que envolve dieta, exercícios físicos e tratamento clinico) e exames periódicos da retina são fundamentais para a prevenção da cegueira.
    Nos casos em que já ocorrem algum comprometimento da visão o exame oftalmológico torna-se fundamental para manutenção de uma função visual adequada. Pode-se optar por tratamento consagrado mundialmente como a laserterapia ou então associa-lo a novas tendências baseadas em evidencias cientificas tais como a aplicação intraocular de medicações que inibem os efeitos deletérios do diabetes podendo até restabelecer, em alguns casos, a acuidade visual.
    fundo_olho_normalretinopatia_diabeticaDiabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão.