logo olho site

Ceratoscopia Computadorizada

Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

A ceratoscopia computadorizada é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea.

No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais frequência, dependendo de cada caso.

Confira também

  • Mapeamento de Retina

    Exame que visa estudar as estruturas das regiões posteriores do olho, tais como os vasos sanguíneos, o vítreo, o nervo óptico e a retina.

    Requer a dilatação da pupila, o que irá limitar a visão para leitura, durante aproximadamente 6 horas.

    O procedimento é fundamental para o acompanhamento de pessoas diabéticas, hipertensas, glaucomatosas e míopes.
  • Dia das Crianças

    dia das criancas2015

  • Gonioscopia

    A gonioscopia é o exame para análise do ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho, que é importante para regular a pressão ocular.

    É utilizado para a avaliação de casos suspeitos de glaucoma, para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

    A anestesia de córnea através de colírio é indispensável nesse exame.